domingo, 27 de maio de 2007

Você acredita na Lei da Atração?

Esta é a principal questão que vivo recebendo no e-mail branas@uol.com.br. Alguns gostam de provocar e chegam a dizer que sou contraditório. Não é bem assim. Claro que tudo é uma questão de fé, porém este blog tem a missão de discutir estes temas metafísicos contudo sem esquecer de exercer o espírito crítico.

Explico o que eu quero dizer com um exemplo. Trabalhei durante muito tempo em uma grande editora. Como em toda grande corporação há um departamento chamado Tecnologia da Informação (TI para os íntimos). Também para não fugir à regra esta TI era odiada pelos funcionários. Chegavam a dizer que o setor era o Ladro Negro da Força (uma analogia à Guerra nas Estrelas e o vilão Darth Vader). Pois bem. Um dia um gênio de lá nos impôs um mecanismo de busca para ser colocado nos sites da empresa. Dizia que era o estado da arte em busca (mesmo não sendo do Google, mas esta é outra história). Beirava a perfeição, alardeava.

Claro que não era nada disso. O sistema dependia de tantas variáveis e keywords cadastradas para dar certo que era pior que o cubo mágico ou um destes joguinhos do tipo Lego de montar. Vc solucionava um problema no entanto causava um desequilíbrio em outra forma de busca que até então funcionava muito bem. Aí vc ia reclamar que o sistema não funcionava e o informata dizia que a ferramenta era boa. A culpa do não fucionamento correto era sua...E não adiantava argumentar.

Esta historinha real da série comédia corporativa cabe como uma luva na Lei da Atração. Parece ser realmente uma excelente ferramenta (diferentemente da minha busca). No entanto possui tantas variáveis e premissas (que já denominei de "pegadinhas" em posts anteriores) que tornam sua execução uma tarefa bem menos simples do que aparenta ser ou como é vendida nos fimes e livros.

Por ser um conceito muito empolgante e do bem não nos custa nada estudar a respeito e tentar colocá-lo em prática. Começo o dia, por exemplo, sempre agradecendo por estar ao lado de pessoas queridas, de ter conquistado algumas coisas e querer ir além. Isso me motiva muito e me faz um bem danado. Enquanto isso, espero conquistar aquele sítio na serra com uma bela cachoeira nas imediações...

Leia outros posts sobre este assunto:
Lei da Atração - primeira parte
Lei da Atração 2
Alimente os Grandes Sonhos
Lei da Atração na prática
Ainda O Segredo - sobre a reportagem na Veja
Tudo vibra
O Caibalion
Lei da Atração com todos os posts sobre Lei da Atração e O Segredo


Pesquise no Buscapé preços dos livros O Segredo e Peça e Será atendido

0 comentários: