quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O caso Uniban do ponto de vista da comunicação

Sim, sei que o assunto sobre a aluna com vestido curto na Uniban está velho, mas quero apenas registrar o caso do ponto de vista de comunicação. Existe em agências de comunicação e de relações públicas um item em seu portfólio denominado Gerência de Crise. São situações graves em que se metem (ou são metidos) alguns clientes dessas empresas. A ideia é pegar aquele episódio negativo e trabalhá-lo para que seu efeito não seja tão devastador perante a opinião pública.


Dependendo do caso, esses especialistas apresentam para jornalistas aspectos positivos do caso, procuraram não deixar sem (uma boa) resposta nenhuma questão colocada, fazem media traning com porta vozes eventuais da empresa, centralizam a comunicação, acompanham não só a imprensa mas também as redes sociais para ver o impacto das notícias etc.

Pois bem. Todos com algum nível de conhecimento sabem disso. O que me espanta é que um lugar em que deveria ser um difusor de informação não tenha se preocupado minimamente com um cuidado maior com a comunicação. Que não tenha se preparado de forma eficiente para suportar as críticas feitas no episódio. Pior, quando o assunto já parecia ter sumido da imprensa, os gênios resolvem expulsar a aluna...Para, no dia seguinte à desastrosa repercussão, terem que voltar atrás.

Comunicação é um assunto muito sério para ser tratado levianamente. E quem desdenha disso vai ser dar mal. Como aprenderam da pior maneira os administradores da Uniban.

0 comentários: