quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Independência

Sempre me preocupei em não ser uma pessoa dependente. Nunca dependi, por exemplo, de aluguel. Aos 24 anos entrei em um financiamento da CEF e comprei uma casa. Procurei poupar para ter algum colchão financeiro que me protegesse das intempéries. Nunca dei um passo maior que a perna. Também nunca usei cheque especial. Enfim, só gasto o que tenho. E, se possível, poupo algum dindim.

Não sei qual a motivação psicológica que me levou a ser assim, mas o fato é que isso virou um hábito que tem sido muito útil na minha vida. Com planejamento consigo comprar algumas coisas à vista e pechinchar descontos. Acho que a única vez que me meti em dívida foi com o financiamento da CEF e, se na época era o único meio de adquirir a casa própria, depois me arrependi ao ver que "comprei" quase duas casas com o valor final ao somar tudo o que foi pago.

Recentemente estava lendo a boa revista Época Negócios (edição de agosto) e me deparei com uma entrevista com Manoel Horácio, presidente do banco Fator, no qual ele menciona o hábito de poupar e como isso lhe garantiu segurança até para demitir seus chefes (algo que também aconteceu comigo este ano). Vejam os principais trechos:

"Sempre usei os conceitos econômicos ensinados por minha mãe, uma mulher muito forte. Um deles é o do pote. Quando o dinheiro é pouco, que todos depositem o seu num mesmo pote para que possa se multiplicar. Isso valeu para mim e meus irmãos até os 21 anos. É o conceito de caixa único, que utilizei na reestruturação de empresas. Ela também me ensinou que, sem dinheiro, não se deve comprar nada. Nunca usei cheque especial. O único financiamento que fiz foi para adquirir um apartamento. Nunca mais tive uma dívida.

Não dá para crescer na carreira sem gostar do que se faz. Por isso é importante ser independente, o que significa construir uma poupança que possibilite, quando preciso, mandar o empregador passear e procurar outra coisa. "

Fantástico! Fiquei até emocionado. A mesma estratégia que eu costumo usar e até as mesmas situações vividas. Enfim, achei que valia a pena compartilhar com vcs este modo de viver. Não sei se é o melhor nem o mais recomendável, mas para mim funciona. Planejamento financeiro é como dieta. Cada um tem que escolher um caminho que seja o mais confortável possível.

0 comentários: