quarta-feira, 13 de junho de 2007

Mas você não consome?

Esta foi a questão levantada por um internauta no branas@uol.com.br . "É fácil falar para não consumir. Tenho certeza de que vc anda de carro, faz compras no shopping, come carne etc, fulminou meu crítico virtual. Toda a indignação foi causada pelo post A ONU e os bicombustíveis, no qual defendo que não adianta ficar falando de sustentabilidade e medidas paliativas como os biocombustíveis. O que vai salvar o planeta é diminuir o consumo. Daí para quase ser chamado de hipócrita foi um passo.

Mas são questões pertinentes e que valem a pena ser respondidas. Óbvio que sou um ser-humano normal e com todas as deficiências crônicas de uma erva daninha neste planeta. Porém, acho que não estou entre os piores e mostro uma evidente evolução.

Tenho entre os pontos positivos o fato de que nunca fui muito ligado à moda, consumo, carros etc. Tomo trem e metrô sem nenhuma crise. Aliás, até me sinto uma pessoa civilizada fazendo isso. Meus gostos mais perdulários, vocês que acompanham o blog já devem ter percebido, são os livros. Curto também traquitanas tecnológicas, mas, não, ainda não tenho tela de plasma, home theater, ipod e outros brinquedinhos modernosos e símbolos de status.

Por outro lado, as coisas duram comigo. Celular, por exemplo, só troco depois de uns 4 anos de uso intenso. Por mim nem trocava, mas os aparelhinhos não aguentam muito tempo. Foram feitos para se dissolverem depois de uma data limite...Meu vídeo-cassete (sim vídeo-cassete) ainda roda umas fitas vhs.

Mas nada disso realmente me emociona mais do que dar algumas voltas em dias ensolarados de outono. Ou mesmo tomar um banho na cachoeira, ficar reunido com a família e amigos. Cada vez mais dou importância a estas pequenas coisas e menos em comprar, consumir, se mostrar, ter status. Gosto da idéia do budismo sobre o desapego.

Porém, antes que alguém queira me canonizar já vou avisando que a única coisa que me recuso mesmo a fazer, e posso até ser apedrejado em praça pública por causa disso, é parar de comer carne! Não dá. Mas quem sabe neste meu caminho da iluminação eu acabe me convencendo e consigo mudar os meus hábitos? E vc? O que vc faz para diminuir o seu consumo? Envie o seu e-mail ou deixe um comentário e vamos compartilhar experiências. O Branas está aqui para isso.

0 comentários: