terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vivo - sinal de qualidade?

Não sei quanto a vocês, mas tenho reparado que os serviços de atendimento estão se voltando contra o consumidor. Os atendentes, se podemos chamá-los assim, com raras em honrosas exceções, praticamente chutam a nossa cara ao telefone. Desdenham de nossos problemas. Fazem pouco caso da nossa situação. Como se escondem covardemente atrás de um telefone e de nomes fictícios e sabem que são acobertados pelos superiores, não estão nem aí para os chatos que se aventuram a pedir uma ajuda. E nós, consumidores, ficamos reféns deste cinismo corporativo. A empresa cria um serviço que teoricamente seria para auxiliar o consumidor desamparado e, na verdade, monta uma trincheira para estressar de tal modo o cliente para que ele nunca mais na vida pense em reclamar novamente.

Cansado dessa situação, vou criar um marcador chamado consumidor. Caso você tenha um caso para compartilhar com a comunidade deste blog, por favor, envie sua história. Vamos criar aqui nosso muro das lamentações. Assim, quando alguém for pesquisar no Google uma empresa qualquer vai esbarrar em nossas histórias e, com certeza, pensará duas vezes antes de comprar o serviço.

O meu mais recente episódio foi com a Vivo. E notem que sou um os primeiros clientes da operadora, nunca migrei para outra empresa e ainda tenho débito automático. Ou seja, sou um bom cliente. Meu erro, talvez, tenha sido o de mimar muito esta companhia. Nunca ameacei sair, nunca briguei ou criei caso. Enfim sou aquele usuário doce e amável e que deixa a empresa em uma posição confortável e acomodada.

Talvez pela minha boa ficha corrida, um belo dia recebo uma ligação do telemarketing da Vivo. A moça muito simpática e articulada disse que estava me oferecendo uma promoção: modem de graça e conexão de 250 mb por R$24 durante seis meses. Um produto que eu estava precisando e uma promoção interessante. Por que não aceitar? Topei, confirmei os dados e ela me disse que o modem seria entregue em cinco dias úteis.

Claro que os tais cinco dias úteis passaram, 10 dias e nada. Aí liguei para a Vivo. Para minha surpresa, o atendente me disse que não havia nada registrado e que ele, por limitação no sistema, não poderia fazer nada, mas me orientou a enviar uma mensagem no fale conosco. Resignado e chateado com a situação fiz isso. Recebi a mensagem automática que em cinco dias úteis receberia a resposta.

Este prazo foi cumprido e no último dia estabelecido recebi um simpático e-mail assinado por Patrícia Rodrigues que dizia assim: " Bom dia ! Em atenção ao seu e-mail, informamos que a sua linha possui 31684 pontos onde (sic) poderá efetuar o resgate do modem gratuito (sic)" . Depois apresentava uma tabela de tarifas, com preços superiores ao oferecido na primeira oferta e nenhuma palavra sobre o meu caso.

Respondi que não iria usar os meus pontos para comprar modem algum e que eu queria uma resposta sobre o motivo de a Vivo ter me oferecido uma promoção e depois não ter cumprido com a entrega. Resposta? Só daqui a cinco dias úteis...Manterei vocês informados.

0 comentários: