sábado, 2 de junho de 2007

Gabeira, Congresso e mudanças

É curioso como as pessoas mudam com o tempo. Não que isso seja ruim necessariamente, afinal pode denotar uma evolução. Falo isso porque esta semana fui assistir a uma palestra do deputado Fernando Gabeira a um grupo pequeno aqui em São Paulo. Gabeira sempre foi um personagem transgressor. Na época da ditadura fez parte do grupo que seqüestrou o embaixador americano no Brasil. Depois, na volta do exílio, brindava os fotógrafos com sua sunga de tricô na badalada orla carioca. Defendeu a liberação da maconha, o casamento entre homossexuais e luta pela preservação do meio ambiente. Sempre foi considerado um outsider e até um personagem folclórico por parte da imprensa.

Agora, já no alto dos seus 66 anos e, vejam só, um queridinho da mídia, ele está um pouco mais conservador. Não concorda com a invasão na USP (acha que as negociações têm que ser feitas dentro dos ritos democráticos. E isso dito por quem sequestrou um embaixador americano!), defende uma ação mais enérgica por parte do governo para evitar o que ocorreu na Usina de Tucuruí, acha um contrasenso a greve no Ibama ("param para defender o Ibama e o meio ambiente mas suspendem a fiscalização?") e até se posiciona contra a liberação das drogas no Brasil!.

Algumas destas opiniões podem ser lidas com mais profundidade no site da revista IstoÉ que traz uma entrevista com o deputado. De qualquer forma, a análise política dele me parece mais interessante. Há um grupo numeroso no Congresso que, mesmo cercado e fiscalizado pela sociedade, mídia e justiça, tenta se proteger a todo custo, manter o status quo e as práticas de poder usuais (como a liberação de emendas). São pessoas e métodos de fazer política ultrapassados, que estão com os dias contados e defasados na época e no tempo. O deputado acredita que é o início de uma revolução. Eu tenho minhas dúvidas. Tudo no Brasil tem que ser muito lento e gradual e, quando muda, é para nada mudar. Quem sabe não estou sendo muito cético e preciso reciclar minhas opiniões assim como fez o deputado?

0 comentários: