quinta-feira, 17 de maio de 2007

País de hipócritas

Economia é um dos assuntos que este blog procura mencionar de vez em quando. Afinal, não adianta nada estar em busca de novos universos e experiências metafísicas quando o dia-a-dia continua aí implacável. Bom, uma das coisas que não entendia é o motivo pelo qual a imprensa brasileira adora este dólar que vai indo ladeira abaixo. Chega a ser criminosa a omissão do governo e este silêncio da mídia. Não entendia a lógica até ler hoje um post do jornalista Luís Nassif. Claro que uma análise dessas só podia sair mesmo de um blog independente. Viva o blog! Reproduzo abaixo o post e o link para vcs visitarem o blog dele que é muito bom.

O país da hipocrisia
Para entender a posição de parte relevante da mídia com o câmbio

1) Imagine um jornal ou revista com:
100 de receita
35 de custo de papel
40 de custos administrativos e de pessoal
15 de custo de distribuição
10 de margem.
Câmbio a R$ 2,30.

2) Se o câmbio cair a R$ 1,80, todos os valores permanecem os mesmos, menos o custo do papel que cai para 27,4. Só com essa redução, a rentabilidade sobe para 17,61, ou 76% a mais.

3) Suponha, para efeito da simulação, que o custo de conquistar uma assinatura nova corresponda a 30% do seu valor no primeiro ano. Na verdade, o custo é bem maior. Pode chegar a 100% do valor da assinatura no primeiro ano. Só a partir da renovação é que a publicação começa a faturar com o novo assinante.

Mas fiquemos com os 30% de custo.

Para obter o mesmo aumento de rentabilidade que ganha com o dólar caindo a R$ 1,80, uma publicação teria que aumentar em 38% sua carteira de assinantes.

Na verdade, a apreciação do real, ao reduzir o custo do papel e da compra de enlatados estrangeiros, ajudou a encobrir a ineficiência de parte relevante da mídia, em geral aquela que chama de ineficiente o setor que é penalizado com a valorização do real. É o país da hipocrisia.

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