segunda-feira, 23 de abril de 2007

...e um livro

De tempos em tempos surge no Brasil um livro-reportagem imperdível. Este é o caso de Cabeças de Planilha, do jornalista Luís Nassif. Estou quase terminando a leitura, mas já vou avisando que é de ficar remoendo de raiva a cada página. Quantas oportunidades perdidas neste país! Quanto oportunismo! Na Folha de sábado foi publicada uma critica de Marcos Antonio Cintra que consegue sintetizar com precisão a obra. Abaixo alguns trechos e links sobre o livro.

"Nassif compara as políticas e o enriquecimento meteórico do ministro da Fazenda, Rui Barbosa, durante o governo provisório logo após a Proclamação da República (1889-1891), e dos membros da equipe econômica do Plano Real, Gustavo Franco, André Lara Resende, Pérsio Arida, Edmar Bacha, Winston Fritsch, Pedro Malan etc. "

"A revelação nua e crua do Plano Real, como instrumento de acumulação de riqueza privada por um grupo privilegiado, evidencia, mais uma vez, a ausência de um projeto de desenvolvimento para o país. As decisões, aparentemente universais, mascaram os interesses de poucos. Isso nos leva ao segundo ponto. A decisão de aprofundar a integração financeira doméstica com o mercado de capitais internacional, mediante a entrada de investidores na Bovespa, na BM&F, nas captações externas de empresas e bancos, e na internacionalização da riqueza financeira dos endinheirados tupiniquins. "
"As decisões de política econômica e social, que contrariem os interesses dos mercados financeiros, podem desencadear fugas de capitais. As turbulências externas, que elevam a aversão ao risco, podem resultar em saídas dos capitais especulativos. Os preços das commodities ficam sujeitos às oscilações dos mercados financeiros e da economia internacional. A dinâmica doméstica fica condicionada pela externa. Trata-se, portanto, de uma aposta de alto risco e que beneficia a poucos. Os setores favorecidos possuem baixa propensão ao emprego. O povo não cabe no modelo. "

Link para a íntegra do texto (só para assinantes)
Paulo Henrique Amorim entrevista Luís Nassif e traz alguns trechos polêmicos do livro

Pesquise no Buscapé preços do livro Cabeças de Planilha

0 comentários: