quinta-feira, 29 de março de 2007

No ombro de gigantes - Joseph Campbell

"Nunca fiz aquilo que queria, em toda a minha vida". Esta frase foi uma das muitas revelações que tive ao me deparar com a obra de Joseph Campbell. Livros e filme O Poder do Mito causaram uma revolução na minha cabeça. A parte sobre os mitos e religião, estudadas a fundo por ele, me ajudaram a encontrar algumas das respostas que procurava e que serão abordadas aqui no futuro (procure os posts com o marcador jornada). Mas a missiva atual é sobre a frase que inicia o texto. Campbell mencionava a obra de Sinclair Lewis, chamada Babbitt, na qual o personagem principal terminava o livro com esta constatação desoladora. Para Campbell só havia bem-aventurança para aqueles que perseguiam seus sonhos. "Que tipo de vida é essa? Que tipo de sucesso é esse que o obrigou a nunca fazer nada do que quis em toda a sua vida? Eu sempre recomendo aos meus alunos: vão aonde o seu corpo e a sua alma desejam ir. Quando você sentir que é por aí, mantenha-se firme no caminho, e não deixe ninguém desviá-lo dele". Joseph Campbell será personagem recorrente neste blog.

Pesquise no Buscapé preços de livros do escritor Joseph Campbell

0 comentários: